- Conferir, verificar
- Regular
- Comparar com um padrão
- Exercer autoridade sobre alguém (dirigir ou controlar)
- Frear ou cercear
É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária.
O controle é a forma de garantir com que o processo administrativo conduza a empresa à competitividade.
Fases do controle
1. Estabelecimento de padrões de desempenho
Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.
2. Avaliação do desempenho
Exige uma definição exata do que se pretende mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões.
3. Comparação do desempenho com o padrão
Busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle deve proporcionar rápidas comparações, localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro.
4. Tomada de ação corretiva
O controle deve indicar quando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual a medida corretiva adotar. O objetivo do controle é indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção. A ação corretiva é a tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle.
Referência: Chiavenato, Idalberto - Administracão: teoria, processo e prática / 3ª Edição - São Paulo(SP): Makron Books, 2000
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