- Coordenar Esforços - Comunicar/Motivar/Liderar - Orientar.
Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa.
A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam.
Portanto a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. Para isso os gestores precisam
- Comunicar
- Liderar (é fundamental entender onde a pessoa está na pirâmide das necessidades)
- Motivar
A teoria da motivação desenvolvida por Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de necessidades, formando uma espécie de pirâmide.
O comportamento humano pode ter mais de uma motivação.
O modelo presume que existe uma “melhor maneira” de motivar que é válida para todas as pessoas e todas as situações.
Liderança
Para fazer uma empresa ou um departamento produzir resultados, o administrador deve desempenhar funções ativadoras. Entre elas, a liderança e o uso adequado de incentivos para obter motivação. É necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um dos departamentos.
Os líderes devem estar presentes não apenas no nível institucional, mas em todos os níveis da empresa e nos grupos informais de trabalho.
A liderança pode ser estudada em termos de estilos de liderança em relação aos seus subordinados, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta.
Estilos de liderança
- Liderança autocrática: Ênfase no líder. O líder é duro e impositivo.
- Liderança democrática: Ênfase no líder e subordinados. O líder é atuante, consultivo e orientador.
- Liderança liberal (Laissez faire): Ênfase nos subordinados. O líder deixa todos à vontade.
Na prática, o líder utiliza os três estilos de acordo com a situação, com as pessoas e com a tarefa a ser executada.
Estilos de direção
Os estilos de direção dependem das suposições que os administradores têm a respeito do comportamento humano dentro da empresa. McGregor distingue duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana, a Teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y (ou moderna).
Teoria X:
- O homem é indolente e preguiçoso por natureza.
- Evita o trabalho ou trabalha o mínimo possível em função do salário.
- Falta-lhe ambição.
- Não assume responsabilidades.
- Prefere ser dirigido.
- Possui grande resistência à mudanças na empresa.
- O trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar.
- As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
- São esforçadas e gostam de ter o que fazer.
- São criativas e competentes.
Referência: Chiavenato, Idalberto - Administracão: teoria, processo e prática / 3ª Edição - São Paulo(SP): Makron Books, 2000
Um comentário:
Muito bom!!
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